Introdução
O setor de apostas tem acesso ao número enorme de dados, principalmente os sensíveis. E sendo este um setor altamente regulado, a proteção de dados é um importante aspecto a ser analisado para a manutenção da confiança, e regularidade com as leis como a LGPD e GDPR. Este artigo explora práticas e protocolos essenciais para garantir a segurança dos dados no atendimento ao cliente.
2. Compreensão das Leis de Privacidade e Compliance
Esse tipo de empresa deve estar atenta e seguir as disposições sobre proteção de dados como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) no Brasil e o GDPR na União Europeia. Sendo muito importante que os atendentes estejam cientes das disposições legais sobre o tema, para que as suas condutas estejam alinhadas às regulamentações.
3. Implementação de Protocolos de Segurança Cibernética
As medidas de segurança como criptografia e autenticação de multifatorial, se mostram importantes medidas de proteção às informações contra incidentes de segurança. E a implementação deste tipo de mecanismo de segurança além de cumprir com algumas das exigências de proteção de dados e segurança da informação, garantem que as informações sejam preservadas.
4. Treinamento de Equipes para a Proteção de Dados
Todos os atendentes devem ser treinados para estarem aptos a identificar ameaças, como phishing e implementarem boas práticas de segurança. Sendo que o treinamento também contribui para a proteção dos clientes e diminui o risco que as informações sejam acessadas por pessoas não autorizadas.
5. Limitação do Acesso a Dados Sensíveis
O cerceamento de informações sensíveis além de minimizar riscos, e da disponibilização somente das informações necessárias para a realização do serviço, aumenta e muito o grau de segurança da empresa.
6. Procedimentos de Backup e Recuperação de Dados
A realização de backups e planos de recuperação é importante para o preparo da empresa em caso de incidentes de segurança. Além de garantir uma continuidade dos serviços prestados pela empresa e a conservação das informações, também diminui possíveis danos.
7. Comunicação Segura com o Cliente
Quando falamos do atendimento, é importante a empresa possuir um canal de comunicação seguro e protegido para que as informações sejam protegidas. A implementação de protocolos além de evitar a interceptação dos dados, também reforça a confiança dos clientes.
8. Monitoramento e Auditoria Contínua de Segurança
O monitoramento e a realização de auditorias também se mostra uma importante ferramenta para a continuidade da empresa, pois os sistemas permitem a identificação das vulnerabilidades e asseguram que as condutas de segurança estejam atualizadas e eficientes. Pois, a realização de auditorias é fundamental para a conformidade e para o desenvolvimento de um atendimento mais seguro.
Conclusão
O mercado de apostas, devem tomar algumas medidas de proteção para estas de acordo com as regulamentações, sendo a proteção de dados, em todo o processo, um vital fator para a construção da relação de confiança e credibilidade da empresa e manutenção da reputação.
E a adoção de medidas de segurança dos dados, que vai desde medidas de compliance até o monitoramento contínuo, evidência o comprometimento da empresa com a proteção da informação e também fortalece a credibilidade da empresa frente aos clientes.
Procure uma consultoria especializada que pode te ajudar com esse tipo de necessidade e prepare melhor o seu negócio.
Por Bárbara Mattes, advogada da NDM especialista em Proteção de Dados.