O chatbot é uma ferramenta com múltiplas funcionalidades. No artigo da semana passada, mostramos como ele pode te auxiliar na hora de fazer pesquisas de satisfação de sua empresa. Hoje, você vai conhecer mais algumas outras funções do chatbot.
O principal objetivo do chatbot é automatizar sua comunicação por mensagens. Dentro disso, ele pode atuar em diferentes processos, seja na recepção do cliente, no acompanhamento durante a compra ou no atendimento pós-venda.
Através de sua tecnologia, o chatbot consegue identificar em qual ciclo de compra seu cliente está e consegue direcioná-lo ao setor especializado, atuando na triagem de clientes.
Algumas das suas várias funcionalidades (e que você talvez não conheça) são:
1. Funcionamento 24 horas
Por se tratar de um robô, o chatbot pode funcionar 24 horas por dia, independentemente se sua empresa está ou não em horário de funcionamento.
Dessa forma, seus clientes podem ser respondidos com seu horário de funcionamento caso enviem a mensagem fora do expediente.
Essa funcionalidade também ajuda a equipe de atendimento quando há uma sobrecarga de chamados simultâneos, situação em que o chatbot é essencial.
2. Enviar notificações ativamente
Esse tipo de abordagem gera incríveis resultados, principalmente em ‘já clientes’.
Essa técnica pode ser utilizada quando há o abandono de carrinho, quando o item que a pessoa colocou na lista de desejos entra em promoção, quando há ofertas, entre muitas outras ocasiões.
Quando você, ativamente, entra em contato com o cliente para divulgar alguma oferta ou promoção e tirar suas dúvidas, o cliente tem chances muito maiores de finalizar a compra.