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5 dicas para aumentar a qualidade de seu atendimento pelo WhatsApp

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No Brasil, de acordo com a pesquisa Digital 2022, o WhatsApp possui mais de 165 milhões de usuários ativos.
Visto isso, é possível afirmar que estar presente no WhatsApp se tornou uma obrigação para qualquer empresa que deseja crescer e chegar ao topo de seu mercado.
Por conta da popularidade do app, muitos negócios enxergaram a oportunidade de utilizarem essa ferramenta a seu favor e já adotaram esse canal de comunicação.
Mas aí começa um problema: como destacar o WhatsApp de seu negócio no meio de tantos? 
Para responder essa pergunta, preparamos 5 dicas para você oferecer um atendimento de qualidade para seus clientes.

 

1- Planeje e arquitete seu atendimento
O planejamento inicial é uma etapa extremamente importante para garantir o sucesso de um empreendimento.
Nesse caso, você deve planejar toda a jornada de seu cliente, desde o contato com sua marca, passando pelo processo de compra até o pós-venda.
Para garantir uma boa experiência do cliente, todos esses pontos devem estar alinhados e cada um deve ter um plano B para caso algo dê errado.
Ao planejar todo seu atendimento, você garantirá um padrão de execução e qualidade, além de consertar eventuais problemas em sua comunicação atual, fora a possibilidade de desenvolver uma diretriz para ser seguida conforme seu negócio ganha escala.

 

2- Adéque a sua comunicação
Uma das lições mais importantes em comunicação é adaptar a maneira como você se comunica para o público a quem você se dirige.
Ou seja, você precisa falar como seu cliente fala para que ele se sinta mais confortável.
O WhatsApp tem uma característica de ser mais informal, e é aceitável o uso de linguagem coloquial, mas isso não significa que você poderá se comunicar como dois amigos que conversam em um bar ou até mesmo como advogados em um tribunal. O meio termo é o ideal nesse caso.
O WhatsApp possui, também, algumas ferramentas que auxiliam a comunicação, como a possibilidade de enviar áudios, fotos, vídeos e até stickers, que podem ser usados como reguladores para atenuar o tom da conversa ou tirar um pouco da formalidade em excesso.

 

3- Escolha a versão certa do aplicativo para seu negócio
Muitos negócios já utilizam o WhatsApp Business para se comunicarem com os clientes, mas há ainda outra versão com muitas funcionalidades para os negócios: o WhatsApp API.
Você pode conferir, com mais profundidade, a diferença entre as versões do WhatsApp clicando aqui.
O WhatsApp Business dá ao seu negócio um toque de profissionalidade e te possibilita usar alguns recursos que não estão disponíveis no WhatsApp comum, mas chega um ponto em que seu negócio cresce tanto que o WhatsApp precisa de um upgrade.
O WhatsApp API é uma versão mais estruturada criada para atender a demanda dos médios e grandes negócios.
Através da API, você ganha diversos recursos e ferramentas para atender mais clientes, como o chatbot.

 

4- Automatize sua comunicação
Depois de seguir os passos anteriores, você terá tudo que precisa para automatizar sua comunicação.
Você terá planejado toda jornada de seu atendimento, terá adaptado sua comunicação e já estará utilizando a melhor versão do WhatsApp para seu negócio.
Para aumentar ainda mais o nível de seu atendimento via WhatsApp, chegou a hora de utilizar um chatbot.
Com o emprego do chatbot, você poderá responder automaticamente seus clientes com mensagens programadas, além de poder responder um grande número de pessoas simultaneamente.
Com o chatbot, a comunicação de seu negócio poderá funcionar 24 horas por dia e informar seus clientes até mesmo fora de seu horário de funcionamento.

 

5- Integre o WhatsApp a um software de CRM
Uma vez que você se certificou que sua comunicação por WhatsApp está em ordem, chegou a hora de centralizar todos os seus canais de atendimento em um só lugar.
Através de softwares de CRM como a Zendesk, seu negócio pode usufruir de um atendimento centralizado e descomplicado.
Essa tecnologia possibilita que você identifique seu cliente independentemente do canal de atendimento que ele está utilizando, além de reunir todos os dados dele em uma só plataforma, para agilizar o atendimento por parte do agente, que não precisará mais buscar informações em outras páginas.

Seguindo essas dicas, seu atendimento ganhará destaque diante dos olhos de seus clientes. Se tiver interesse em agilizar essa implementação com o auxílio de profissionais, clique aqui e teremos o prazer em ajudá-lo.

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