Aumentar o número de vendas é a meta de qualquer empresa que deseja crescer.
Para isso existem diversas técnicas e estratégias que podem ser aplicadas em seu negócio para fazer com que o número de vendas cresça.
Nesse texto você aprenderá 3 técnicas que podem ser aplicadas ainda hoje e com um baixíssimo custo de implementação e que revolucionarão a relação de sua empresa com seu cliente.
1- Segmentação do público-alvo
A comunicação entre o cliente e a empresa é vista, principalmente nos dias de hoje, como um dos, senão o pilar central da experiência do cliente.
Para ser eficiente nessa comunicação, sua empresa precisa saber exatamente qual seu público-alvo, ou seja, com quem ela está falando, quem utiliza seus serviços e quem compra seus produtos.
Sabendo com quem está falando, sua empresa pode adaptar a forma como se comunica com seus clientes para que essa comunicação seja mais exclusiva e específica, tornando a experiência do cliente muito mais agradável e fazendo com que ele se sinta satisfeito e que esteja mais propenso a voltar à sua empresa pelo tratamento diferenciado recebido.
2- Qualificação da equipe
Uma vez que seu público-alvo tenha sido definido e sua comunicação para com ele tenha sido otimizada, o próximo passo é focar na qualificação de sua equipe.
Esse ponto é quase sempre subestimado, mas basta ver como os grandes nomes do mercado aplicam essa estratégia em seus negócios e você verá o quão importante ela é.
Uma equipe bem treinada e qualificada passa para o cliente uma sensação de profissionalismo, além de ser extremamente mais eficiente se comparada às equipes sem nenhum tipo de treinamento.
Uma equipe qualificada atuando no suporte, por exemplo, pode mudar uma opinião ruim de um cliente sobre a empresa e pode criar em novos clientes o sentimento de satisfação com a experiência oferecida por essa empresa e fidelizar esses clientes.
3- Relacionamento com o cliente
Depois de otimizar sua comunicação e qualificar sua equipe, você estará pronto para criar um sólido relacionamento com seu cliente.
Para criar um relacionamento sólido com o cliente, você precisa tratá-lo como uma pessoa única, com exclusividade, passar a sensação de que ele é importante para sua empresa e fazer com que todas as vezes em que ele recorra à seus serviços, ele seja muito bem atendido e tenha a melhor experiência possível.
Vale ainda salientar que o atendimento ao cliente não fica restrito apenas ao “da porta para dentro” de seu negócio. Um ponto que diferencia os melhores do mercado da média geral, é o rigoroso método de tratamento do pós-venda.
Como o cliente é tratado depois que comprou seu produto é um ponto crucial para formar um sólido relacionamento com ele. É nesse momento que ele vai decidir se vai se tornar freguês de seu negócio ou nunca mais voltar. Por isso essa etapa é tão importante.
Estratégia Bônus: Transforme seu negócio em uma experiência
Com essas três estratégias você já estará pronto para solidificar o relacionamento de sua empresa com seus clientes e com isso vender mais. Mas se quiser ir além, o próximo passo é fazer de seu negócio uma experiência.
Para isso, planeje qual experiência você quer que seu cliente tenha desde chegar em sua empresa até ele ir embora (não se esqueça do pós-venda), depois execute cada passo com muito cuidado e atenção para que tudo ocorra como planejado,e caso algo dê errado na experiência do cliente, compense-o com o melhor suporte possível.
Caso tenha dúvidas do porquê da última estratégia, lembre-se que a Amazon não vende livros, eletrônicos e etc., ela vende sua compra em sua casa no menor tempo possível, em alguns casos até no dia seguinte.
A Starbucks não vende apenas cafés, ela vende um estilo de vida. O Nubank não é mais um banco, ele é a solução para as intermináveis filas das agências físicas.
Com essas estratégias simples e fáceis de implementar você estará pronto para melhorar o atendimento e a experiência do cliente de sua empresa.
Há ainda outra estratégia muito importante que iremos abordar em nosso próximo texto na semana que vem.
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