Como prometido no texto anterior, hoje trazemos uma técnica muito eficiente e que está em alta nos dias atuais: a comunicação por aplicativos de mensagens populares.
Quando foi a última vez que você ligou para pedir uma pizza? Hoje em dia é muito mais provável que você mande uma mensagem para sua pizzaria favorita ao invés de ligar para ela.
Foi percebendo isso, que muitas empresas optaram por priorizar e otimizar suas interações através dos aplicativos de mensagens, com isso atingindo um público maior em menos tempo.
Uma pessoa pode atender apenas uma ligação de cada vez, mas pode responder diversos clientes simultaneamente por meio de mensagens, por isso muitas empresas perceberam o potencial da comunicação por esses aplicativos de mensagens e viram a oportunidade de escalar as possibilidades de seu negócio aumentando o volume de interação com os clientes.
O WhatsApp é sem dúvidas o aplicativo de mensagens populares mais usado no Brasil e apenas em 2021 ele teve um aumento de 101% nas conversas entre empresas e clientes.
Além de possibilitar que a empresa possa se comunicar com mais clientes ao mesmo tempo, o WhatsApp permite uma maior aproximação do cliente com a empresa, proporcionando uma experiência mais pessoal e personalizada.
Após reconhecer a relevância desse meio de comunicação e melhorar sua aplicação em seu negócio, o próximo passo é fazer a introdução de chatbots para tornar a comunicação, já eficiente, em algo incomparável.
Chatbots nada mais são que robôs programados para responder determinadas perguntas facilitando a comunicação do cliente com a empresa e fazendo a triagem de clientes para que sejam encaminhados aos serviços e setores de que necessitam.
Mas tenha cuidado ao introduzir a tecnologia de chatbots em seu negócio, porque muita gente “erra na mão” e transforma a interação por canais de mensagens em uma conversa exclusivamente entre o robô e o cliente.
Esse erro é bastante comum, pois a empresa está focada em melhorar a eficiência e velocidade de resposta e acaba esquecendo do fator humano.
A medida certa para a implementação de chatbots é apenas em interações simples, uma vez que como seres humanos, gostamos de interagir com outros seres humanos para que tenhamos a certeza que teremos nossos problemas solucionados.
O chatbot usado na medida certa, além de melhorar a eficiência de sua comunicação com o cliente, garante que o fator humano seja respeitado e também que o cliente receba um atendimento personalizado.
Caso seu negócio ainda não possua atendimento por WhatsApp, estude implementá-lo para que não perca clientes, mas caso já use o WhatsApp e/ou outros aplicativos de mensagens para se comunicar com seus clientes e quer melhorar sua efetividade de comunicação, entre em contato conosco e descubra como a solução da Zendesk pode oferecer uma melhor gestão por estes canais e aumentar o resultado de sua operação.