Dos diversos fatores e métricas usadas para avaliar o sucesso de uma empresa, o número de vendas é sem dúvidas utilizado com mais frequência e, em muitos casos, é o mais importante. Por isso, ter uma boa estratégia de vendas, principalmente online, é mais do que essencial para o sucesso de seu negócio.
Há diversas formas de aumentar o número de vendas de sua empresa: adquirir novos clientes, qualificar os já existentes para aumentar seu ticket médio ou investir no acompanhamento de seu cliente. Esse último pode ser mais barato e ainda mais efetivo dependendo do seu caso.
Um lead acompanhado por cinco minutos tem 9 vezes mais chances de serem convertidos em clientes, de acordo com a Wikiconsultoria. A mesma fonte diz que leads trabalhados compram quase 50% a mais do que leads que não receberam nenhum estímulo.
Para um aumento expressivo tanto no número quanto no valor agregado de suas vendas, é imprescindível a elaboração de planos estratégicos voltados à venda e uma boa execução deles. Uma boa estratégia pode ser alcançada em 4 passos:
1- Descubra seu nicho
Seu nicho não é apenas a área em que você atua. Seu nicho é uma parte muito específica de sua área de atuação.
Por exemplo, um professor de matemática tem uma área de atuação muito grande; o nicho é um segmento bem menor, como um professor particular de matemática para vestibulandos de medicina para a Fuvest, ou até mesmo professor particular de matemática para crianças de 6 a 10 anos.
Descubra qual seu nicho para poder se conectar mais com seu público-alvo, que é o próximo tópico.
2- Defina sua persona
A persona é uma representação de seu cliente ideal e para que ela seja efetiva, essa representação precisa ter as dores de seu público-alvo, as principais características dele, suas ânsias, paixões e formas de pensar.
Não é recomendado criar mais de 2 ou 3 personas, pois isso iria de encontro com a especificidade de seu nicho. Dificilmente você venderá para todo mundo. A possibilidade de um idoso, que cresceu sem nenhum contato com tecnologia, comprar peças de última geração para montar um ótimo computador é extremamente pequena.
Ache seu público-alvo ideal e não se preocupe com o restante.
3- Estabeleça seu objetivo
“Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve” disse o gato ao ser indagado por Alice sobre qual caminho ela deveria tomar.
Essa frase resume tudo. Se você não sabe para onde ir, o que fazer e para quem vender, você dificilmente terá sucesso. Estabelecer um objetivo é vital para que você possa medir seu progresso a partir de suas ações. Tenha em mente exatamente para onde você quer ir.
4- Planeje suas ações
Sabendo para onde você quer ir, o próximo passo é saber como chegar lá. Planeje e teste o mais rápido possível cada nova estratégia, documente e meça os resultados. Apenas fazendo isso será possível saber se seu planejamento está indo na direção certa e se não estiver, saberá exatamente quando mudar a rota.