No Brasil, de acordo com a pesquisa Digital 2022, o WhatsApp possui mais de 165 milhões de usuários ativos.
Visto isso, é possível afirmar que estar presente no WhatsApp se tornou uma obrigação para qualquer empresa que deseja crescer e chegar ao topo de seu mercado.
Por conta da popularidade do app, muitos negócios enxergaram a oportunidade de utilizarem essa ferramenta a seu favor e já adotaram esse canal de comunicação.
Mas aí começa um problema: como destacar o WhatsApp de seu negócio no meio de tantos?
Para responder essa pergunta, preparamos 5 dicas para você oferecer um atendimento de qualidade para seus clientes.
1- Planeje e arquitete seu atendimento
O planejamento inicial é uma etapa extremamente importante para garantir o sucesso de um empreendimento.
Nesse caso, você deve planejar toda a jornada de seu cliente, desde o contato com sua marca, passando pelo processo de compra até o pós-venda.
Para garantir uma boa experiência do cliente, todos esses pontos devem estar alinhados e cada um deve ter um plano B para caso algo dê errado.
Ao planejar todo seu atendimento, você garantirá um padrão de execução e qualidade, além de consertar eventuais problemas em sua comunicação atual, fora a possibilidade de desenvolver uma diretriz para ser seguida conforme seu negócio ganha escala.
2- Adéque a sua comunicação
Uma das lições mais importantes em comunicação é adaptar a maneira como você se comunica para o público a quem você se dirige.
Ou seja, você precisa falar como seu cliente fala para que ele se sinta mais confortável.
O WhatsApp tem uma característica de ser mais informal, e é aceitável o uso de linguagem coloquial, mas isso não significa que você poderá se comunicar como dois amigos que conversam em um bar ou até mesmo como advogados em um tribunal. O meio termo é o ideal nesse caso.
O WhatsApp possui, também, algumas ferramentas que auxiliam a comunicação, como a possibilidade de enviar áudios, fotos, vídeos e até stickers, que podem ser usados como reguladores para atenuar o tom da conversa ou tirar um pouco da formalidade em excesso.
3- Escolha a versão certa do aplicativo para seu negócio
Muitos negócios já utilizam o WhatsApp Business para se comunicarem com os clientes, mas há ainda outra versão com muitas funcionalidades para os negócios: o WhatsApp API.
Você pode conferir, com mais profundidade, a diferença entre as versões do WhatsApp clicando aqui.
O WhatsApp Business dá ao seu negócio um toque de profissionalidade e te possibilita usar alguns recursos que não estão disponíveis no WhatsApp comum, mas chega um ponto em que seu negócio cresce tanto que o WhatsApp precisa de um upgrade.
O WhatsApp API é uma versão mais estruturada criada para atender a demanda dos médios e grandes negócios.
Através da API, você ganha diversos recursos e ferramentas para atender mais clientes, como o chatbot.
4- Automatize sua comunicação
Depois de seguir os passos anteriores, você terá tudo que precisa para automatizar sua comunicação.
Você terá planejado toda jornada de seu atendimento, terá adaptado sua comunicação e já estará utilizando a melhor versão do WhatsApp para seu negócio.
Para aumentar ainda mais o nível de seu atendimento via WhatsApp, chegou a hora de utilizar um chatbot.
Com o emprego do chatbot, você poderá responder automaticamente seus clientes com mensagens programadas, além de poder responder um grande número de pessoas simultaneamente.
Com o chatbot, a comunicação de seu negócio poderá funcionar 24 horas por dia e informar seus clientes até mesmo fora de seu horário de funcionamento.