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3 dicas para cobrar um cliente da forma correta

Aprenda a cobrar seu cliente da forma correta
De fato, ter que cobrar o pagamento de seu cliente é uma situação embaraçosa tanto para você quanto para ele. A solução é descobrir formas de tornar essa cobrança o menos desagradável possível. Veja, ainda neste artigo, dicas para colocar em prática nessas situações.
O mais importante na hora de cobrar um cliente inadimplente é a educação e a intenção de transformar uma possível experiência negativa em uma positiva. Você não sabe o motivo que o levou à não realizar o pagamento, o que leva para nossa primeira dica:

 

1. Envie lembretes antes da data de vencimento
Às vezes, o cliente não te pagou porque simplesmente se esqueceu. Nesses casos, enviar um lembrete antes da data de pagamento pode evitar a inconveniência sem que pareça que você está cobrando o pagamento.
Se o problema persistir mesmo depois dos lembretes terem sido enviados, a próxima dica pode vir a calhar.

 

2. Utilize o canal de comunicação mais eficiente
Pode acontecer de você ter enviado os lembretes para o WhatsApp errado ou um e-mail desatualizado, por isso, você deve analisar qual o melhor canal de contato e repetir o processo.
Depois de estabelecer o melhor canal de contato, certifique-se de contactar a empresa dentro do horário de funcionamento.
Muitas vezes subestimamos o quanto esses pequenos empecilhos podem nos atrapalhar.

 

3. Entenda o motivo da inadimplência
Depois de garantir uma comunicação eficiente com seu cliente, chegou a hora de entender o porquê da falta de pagamento.
Nesse momento, analisar é muito mais importante do que presumir, portanto, não assuma esquecimento ou má-fé; seu cliente pode não ter te pagado porque sua situação financeira não vai bem.
Caso a situação se encaminhe para isso, a melhor solução é utilizar o atendimento humanizado para demonstrar que você compreende a situação de seu cliente e está disposto a ajudá-lo. 

 

O mais importante, nesses casos, é manter a educação, transparência e proatividade para que o cliente não se sinta constrangido, em casos de esquecimento, e sinta que você esteja disposto a oferecer auxílio caso necessário.

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