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Como lidar com clientes inadimplentes

Saiba lidar com clientes inadimplentes

No artigo da semana passada, abordamos 3 dicas para cobrar um cliente da forma correta. Hoje você vai saber como evitar a inadimplência de seus clientes.

Antes de tudo, você precisa entender qual o impacto que clientes inadimplentes causam em seu negócio. Além de bagunçar todo o fluxo financeiro de sua empresa, podendo fazer com que você mesmo tenha problemas com suas contas, clientes inadimplentes podem comprometer seu lucro.
Sabendo disso, o primeiro passo que você deve tomar para evitar a inadimplência é conhecer bem os seus clientes.

 

Conheça seus clientes
Quando você conhece seus clientes, você é capaz de identificar o cliente que é inadimplente do que está inadimplente.
A princípio, esses dois status podem ser confundidos, mas não é bem assim. O cliente que costuma estar em sua lista de inadimplentes deve ser tratado de uma forma diferente do que está nela pela primeira vez.
Enquanto o primeiro compromete o lucro e o fluxo financeiro da empresa e representa uma ameaça ao crescimento da empresa, o outro pode ter apenas esquecido da data de pagamento.
Para evitar mais problemas com clientes do primeiro tipo, procure conhecer seus clientes para identificá-los e cortá-los de seus negócios, sempre os tratando com educação e oferecendo o melhor serviço possível, mas eliminando a perspectiva de negócios futuros. Esse tipo de cliente é raro, mas você deve sempre estar atento.
Para clientes do segundo tipo, que mantêm uma rotina de pagamentos em dia e que, por algum motivo, atrasaram o pagamento vez ou outra, você deve criar um plano de ação.

 

Como cobrar clientes inadimplentes
Primeiramente, você deve procurar entender o motivo da inadimplência. Só assim você vai saber o que pode fazer para que esse problema não volte a ocorrer.
Confira aqui um plano prático para cobrar seus clientes da forma correta.
 
Dicas para evitar inadimplências futuras
Depois de resolvido o problema atual, você precisa saber como fazer com que eles não ocorram novamente. Siga as dicas a seguir e evite esse problema.
1. Envie lembretes
Lembretes podem fazer com que seu cliente não perca a data de pagamento. Pode parecer uma solução simples, mas funciona muito bem.
Você pode enviar lembretes por e-mail, WhatsApp, SMS, ligação, etc. O importante é fazê-lo por meio do melhor canal de comunicação de seu cliente, para tornar o lembrete ainda mais poderoso.
Uma ótima solução para isso é nosso App: o WhatsApp Notification, que faz com que você consiga realizar disparos ativos para o WhatsApp de seu cliente de forma a garantir que seus lembretes sejam recebidos. Clique aqui e garanta já.
2. Facilite o pagamento
Disponibilize, dentro de suas possibilidades, várias formas de pagamento, para que seu cliente possa escolher a que lhe for mais cômoda.
3. Ofereça descontos para pagamento antecipado
Para estimular o pagamento, você pode estudar um meio de oferecer descontos para pagamentos feitos antes da data de vencimento.
Pode ser a dica mais difícil de ser aplicada, mas é uma das que mais ajudam na criação de um bom relacionamento com o cliente, que pode ser o diferencial para o crescimento a longo prazo.

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