No artigo da semana passada, abordamos 3 dicas para cobrar um cliente da forma correta. Hoje você vai saber como evitar a inadimplência de seus clientes.
Antes de tudo, você precisa entender qual o impacto que clientes inadimplentes causam em seu negócio. Além de bagunçar todo o fluxo financeiro de sua empresa, podendo fazer com que você mesmo tenha problemas com suas contas, clientes inadimplentes podem comprometer seu lucro.
Sabendo disso, o primeiro passo que você deve tomar para evitar a inadimplência é conhecer bem os seus clientes.
Conheça seus clientes
Quando você conhece seus clientes, você é capaz de identificar o cliente que é inadimplente do que está inadimplente.
A princípio, esses dois status podem ser confundidos, mas não é bem assim. O cliente que costuma estar em sua lista de inadimplentes deve ser tratado de uma forma diferente do que está nela pela primeira vez.
Enquanto o primeiro compromete o lucro e o fluxo financeiro da empresa e representa uma ameaça ao crescimento da empresa, o outro pode ter apenas esquecido da data de pagamento.
Para evitar mais problemas com clientes do primeiro tipo, procure conhecer seus clientes para identificá-los e cortá-los de seus negócios, sempre os tratando com educação e oferecendo o melhor serviço possível, mas eliminando a perspectiva de negócios futuros. Esse tipo de cliente é raro, mas você deve sempre estar atento.
Para clientes do segundo tipo, que mantêm uma rotina de pagamentos em dia e que, por algum motivo, atrasaram o pagamento vez ou outra, você deve criar um plano de ação.