Com a implantação de boas tecnologias e o auxílio de uma consultoria estratégica, você pode melhorar – e muito – o seu atendimento ao cliente, garantindo maior satisfação e fidelização.
Conseguir o mesmo efeito sem suporte tecnológico é altamente inviável, principalmente considerando limitações financeiras e operacionais. Via de regra, quem tem um negócio deseja conquistar mais clientes, mas chega um ponto em que a equipe não é mais suficiente para atendê-los ou garantir que os clientes sejam fidelizados.
Mesmo no caso de um pequeno negócio, operações concentradas nos agentes humanos não conseguem ser 100% eficazes em satisfazer as expectativas de quem entra em contato. Ligações caem na espera, mensagens são respondidas horas após o envio, e pode levar dias até que problemas relativamente simples sejam solucionados.
É no atendimento que a concorrência leva seu cliente
Quando o contato com seu negócio deixa a desejar, por vezes a experiência é tão frustrante que seus clientes ficam propensos a consumirem dos seus concorrentes. Ou seja, ainda que seu trabalho seja satisfatório, sai perdendo porque há gargalos no relacionamento.
Mais do que nunca, então, um atendimento personalizado e apoiado em bases tecnológicas integradas se tornou um investimento importante. É dessa forma que seu negócio prestará um atendimento que cativa, tendo como principal consequência a criação de laços duradouros e fiéis com cada cliente.
Tecnologia e CX andam de mãos dadas
Tendo em vista as limitações de uma operação exclusivamente humana, é necessário reconhecer que ter recursos tecnológicos não é garantia de sucesso. Há boa e má tecnologia: para se diferenciar positivamente em um mercado competitivo, você precisa ter certeza de que está levando o primeiro tipo.
Em 10 anos de trabalho com CX, podemos afirmar com certeza que não há escolha mais acertada que a suíte de soluções Zendesk nesse contexto. Principalmente se o processo de implantação e uso for acompanhado por um especialista inFocusCX.
A Zendesk oferece uma plataforma omnichannel que integra todos os canais de atendimento e equipes que interagem com o cliente em um único sistema. Dessa forma, é possível ter uma visão 360° do cliente, o que viabiliza um atendimento mais personalizado e eficiente.
Entre as excelentes funcionalidades da Zendesk, os destaques no atendimento ao cliente vão para:
- Automação de processos
Processos simples podem ser automatizados com qualidade se você investir na ferramenta certa e souber manejá-la.
É difícil – e caro – sustentar uma operação em que os agentes humanos estejam disponíveis 24 horas por dia. Mais difícil ainda é que estes agentes consigam dar conta de todos os pontos de contato com o cliente, sem que ele sequer aguarde alguns minutos para ser atendido.
Aqui, as tecnologias da Zendesk desempenham um papel fundamental, em especial aquelas baseadas em Inteligência Artificial generativa. Só os agentes de IA da Zendesk já resolvem uma série de solicitações, das mais simples às mais complexas, enquanto sua equipe humana se concentra em outras atribuições.
- Análise de dados
Além de concentrar funcionalidades voltadas para a sua operação, a Zendesk ainda conta com um diferencial analítico, dedicado a fornecer dados que mensuram a experiência de quem foi atendido pelo seu negócio.
Dessa forma, a visibilidade sobre o que acontece em cada canal de atendimento aumenta, viabilizando a extração de insights fundamentais para aperfeiçoar seus métodos e aprimorar a relação com quem se dispõe a conversar com sua empresa.
- Integração de diversos canais
Por fim, o caráter omnichannel da plataforma permite integrar o atendimento realizado via e-mail, chatbots, WhatsApp, redes sociais e telefone.
Com isso, todos os pontos de contato e necessidades dos clientes ficam concentrados em um só lugar, evitando a dispersão – e eventual perda – de informações importantes.
Implantar a Zendesk não é difícil
Para empresas que ainda não utilizam as soluções Zendesk, a inFocusCX oferece um serviço completo de implantação e suporte ongoing. Assumimos todo o trabalho de configurar o software segundo as necessidades da sua empresa, centralizando canais de comunicação e treinando a equipe responsável pelo atendimento.
Com a implantação personalizada da Zendesk, sua empresa usufrui ao máximo das possibilidades que as ferramentas oferecem, o que inclui:
– Automação de processos para reduzir o tempo e esforço manual, permitindo que sua equipe se concentre em atividades de maior valor;
– Integração de canais para centralizar todas as interações com os clientes em um único lugar, facilitando o gerenciamento e melhorando a satisfação do cliente;
– Treinamento da equipe para garantir que sua equipe esteja apta a utilizar todas as funcionalidades da Zendesk de forma eficiente e eficaz.
Já no caso de quem utiliza a plataforma Zendesk, mas não está aproveitando todo o seu potencial, a inFocusCX oferece um serviço de consultoria estratégica. Este serviço é focado em otimizar a configuração da plataforma e capacitar a equipe para extrair o máximo das funcionalidades disponíveis.
Além disso, analisamos como a plataforma está configurada para identificar áreas de melhoria, como:
– Automatização de processos operacionais para eliminar gargalos e torna a operação mais eficiente;
– Organização dos canais de comunicação para centralizar e estruturar melhor os canais de atendimento, melhorando a experiência do cliente;
– Treinamento personalizado para capacitar a equipe para utilizar a Zendesk de forma plena, aproveitando todas as suas funcionalidades.
Entre em contato com um agente inFocusCX pelo WhatsApp e descubra como podemos garantir uma operação integrada eficaz que ajudará você a fidelizar clientes. Juntos, podemos construir uma experiência de atendimento excepcional, que fará a diferença no seu negócio!