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A experiência do cliente no setor de serviços financeiros

cx serviços financeiros
O relatório CX Trends 2023 da Zendesk trouxe diversas informações e dados acerca da experiência do cliente daqui para frente. Já abordamos as 5 grandes tendências e hoje, trazemos o ponto de vista do setor de serviços financeiros.
Com o aumento dos tickets, 92% das empresas planejam aumentar os investimentos em experiência do cliente, já que seu retorno tem a tendência de ser muito positivo não só financeiramente, mas também com o fortalecimento da marca.
O investimento em CX nos anos anteriores garantiram que mais de 50% das empresas ultrapassassem as metas de CSAT (satisfação do cliente), fora o fato de que 77% afirmam terem tido um ROI positivo.
Além de melhorar a satisfação geral de seus clientes, 87% das empresas do setor estão utilizando e moldando a experiência do cliente para reter seus clientes, principalmente devido à situação econômica atual. 
Isso mostra a variedade de possibilidades que o investimento em experiência pode trazer.
Um ponto muito importante na criação de uma boa experiência é o uso de Inteligência Artificial (IA). 
Embora esse recurso já seja amplamente conhecido, muitas empresas não o utilizam da melhor forma. Por exemplo, 62% dos líderes empresariais sentem que sua organização está ficando para trás no uso de IA/bots.
Isso significa que quem apostar nesse recurso o mais rápido possível, pode sair na frente do seu concorrente e solidificar sua marca no mercado.
Como a IA está em constante evolução, você precisa criar um planejamento flexível, que ajude na sua organização e atenda aos principais desejos dos consumidores, que são:
  • A capacidade da IA lidar com questões mais complexas;
  • Obter respostas personalizadas para suas perguntas;
  • Poder lidar com várias perguntas simultaneamente;
  • Comunicação conversacional.
Esse último ponto é uma tendência de CX para todos os setores. A comunicação conversacional é um conceito que tem como objetivo transformar seu atendimento em uma conversa ágil, fluida e humanizada.
Esse conceito está ganhando tanta força que mais de 70% das empresas, só no setor de serviços financeiros, pretende repensar toda a jornada do cliente para que ela esteja alinhada com a comunicação conversacional.
Um dos grandes fatores para implementar a comunicação conversacional em seu atendimento é a personalização.
Quase 80% das empresas de serviços financeiros concordam que os dados de atendimento ao cliente devem ser mais aproveitados para personalização.
Esses são os principais pontos que uma empresa do setor de serviços financeiros precisa levar em conta em relação à experiência do cliente.

Caso tenha curiosidade de conferir todos os dados e se aprofundar ainda mais, clique aqui e confira o relatório completo.

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