O WhatsApp já foi incorporado no dia a dia dos brasileiros. Vendo isso, as empresas aproveitaram essa popularidade e familiaridade com o aplicativo para estender ainda mais o braço de sua comunicação.
É muito importante estar presente onde seu cliente está e através do WhatsApp isso se tornou ainda mais fácil. Mas apenas oferecer a opção de atendimento favorita do seu cliente não é o suficiente se a qualidade de atendimento não for satisfatória.
Separamos algumas dicas para que você consiga criar e estruturar um atendimento de qualidade através do WhatsApp. Confira a seguir.
1. Defina o objetivo de atendimento
Para saber qual caminho seguir, você precisa saber onde quer chegar. O WhatsApp pode ser utilizado para diversos fins diferentes: vendas diretas pelo app, resolução de dúvidas, suporte e pós-venda.
Você deve optar pela função que mais ajudará em seu negócio, por isso, um bom planejamento é essencial para que você não erre nesse ponto.
2. Gerencie sua base de contatos
Depois de definir para qual objetivo você utilizará o WhatsApp, você deverá ter uma noção aproximada do número de contatos que chegarão por esse canal. Isso depende bastante de qual função o app exercerá em sua comunicação.
Com a noção aproximada do volume de chamados você saberá quantos agentes e operadores serão necessários e a quantidade de recursos que deverá ser empregada no setor.
3. Crie um fluxo de atendimento otimizado
Com a base de atendimento definida, você precisa estabelecer um fluxo de atendimento, ou seja, a ordem de cada elemento do atendimento.
Nesse ponto você precisa desenhar a jornada do cliente, definir quais os pontos principais de seu atendimento e colocá-los em ordem para criar uma boa experiência do cliente.
Com esse planejamento concluído, você terá mais facilidade até mesmo na hora de resolver algum problema no fluxo de atendimento, uma vez que você terá um passo a passo definido e uma diretriz a ser seguida caso as coisas deem errado.