Desde agosto estamos produzindo conteúdos para ajudar você a fazer da Black Friday de 2022 a melhor que você já teve até hoje.
Nos aprofundamos desde otimização de sua operação por meio de um atendimento omnichannel, que centraliza toda sua comunicação com o cliente de forma a estabelecer um bom relacionamento com ele, até a implementação de chatbot a fim de automatizar seus canais de mensagens e atender um número maior de clientes simultaneamente.
Abordamos também algumas dicas gerais tanto para a melhoria do funcionamento interno de sua operação, quanto para as melhores práticas em relação à forma de trabalhar a Black Friday depois que sua estrutura estiver organizada.
Em nosso último conteúdo, explicamos a importância de um bom marketing para extrair o máximo desta data. Mostramos o que é necessário para criar bons anúncios dentro de boas campanhas a fim de aumentar suas vendas.
Para fecharmos, temos uma última dica que pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de sua campanha de Black Friday: um plano de contingência.
Nessa hora ninguém quer pensar nisso, pois considera ‘pensamento negativo’ e quando tocam no assunto já perguntam ‘você não acredita no que estamos fazendo?’. A adversidade não avisa que está chegando e, se você não estiver preparado, ela pode estragar todo esforço que você depositou no projeto.
Para evitar problemas, faça planos de contingência para cada parte da operação. Teste seu site, faça backups estratégicos, prepare seus canais de atendimento, cheque seu estoque e tenha um plano B para cada um desses itens.
A preparação previne que você perca tempo e, nessa época do ano mais do que em qualquer outra, tempo é dinheiro. Saiba o que você vai fazer e quanto tempo levará para consertar caso seu site caia devido ao tráfego excessivo; saiba o que você vai fazer caso sua transportadora de preferência ficar sobrecarregada e quanto tempo levaria para repor o estoque de um produto que acabou de esgotar.
Não adianta fazer tudo certo para desmoronar no primeiro problema. Saber como resolver os principais problemas que sua operação possa ter é sua melhor garantia de conseguir extrair o máximo possível da Black Friday.
Mas a dica de ouro é acumular toda inteligência, documentar todo o processo, seus erros e acertos para aprimorar seus pontos fortes e consertar seus pontos fracos e depois disso aplicar não só na próxima Black Friday, como no resto do ano como um todo. Só assim você verá como seu negócio vai crescer.
Com todas essas dicas, esperamos que você possa aproveitar essa Black Friday melhor do que qualquer outra anteriormente.
Coloque essas dicas em prática e analise suas métricas.