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Como criar um chatbot que realmente funcione

chatbot que realmente funcione
Não é de hoje que os chatbots estão ficando populares. A revista ‘Meio e Mensagem’ afirma que, no início de 2020, o Brasil já possuía mais de 61 mil chatbots ativos. Hoje, previsões da Gartner apontam que até o final de 2023, 85% das relações cliente-empresa serão feitas sem qualquer interação humana.
Esses dados não mostram apenas uma grande tendência do mercado, mas também uma das maiores oportunidades.
Os chatbots são ótimas ferramentas para automatizar conversas e atuar assertivamente na resolução rápida de problemas, mas suas funções não param por aí. Um chatbot bem configurado pode, entre muitas outras coisa, realizar:
  • atendimento 24 horas;
  • autoatendimento eficaz;
  • triagem inteligente de clientes;
  • oferecer respostas à questões simples;
  • automatizar tarefas repetitivas.
A grande vantagem dessa ferramenta é a otimização do tempo. Através da automatização de processos simples e tarefas repetitivas, você pode economizar o tempo de seus funcionários, que pode ser voltado para tarefas mais complexas, tornando toda sua operação mais produtiva.
Por se tratar de um robô de atendimento, os chatbots funcionarão a todo o momento, inclusive fora do horário de trabalho, além de poder atender diversos clientes simultaneamente, o que seria impossível para um atendente humano.
Mas apenas chatbots configurados da maneira correta podem realizar todas essas funções de maneira eficiente sem atrapalhar sua operação.
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Há ainda alguns pontos muito importantes para a criação de um bom chatbot:

 

1. Foque no consumidor
A função principal do chatbot é ajudar seu cliente de maneira mais eficiente, por isso, saber quais os problemas mais frequentes de seus consumidores pode tornar seu chatbot mais eficiente e capaz de resolver os problemas mais rapidamente.
Uma boa forma de saber se seu chatbot está cumprindo sua função como deveria, é analisar o feedback de seus clientes e colher suas avaliações.

 

2. Tenha um objetivo claro
Um chatbot será mais preciso se ele tiver sido pensado para cumprir uma função específica, embora ele possa ser empregado para casos mais gerais, seu desempenho será melhor caso tenha uma função clara.

 

3. Teste
Depois de pronto, a única coisa que vai mostrar se ele está funcionando como o planejado é o teste.
Nessa fase, você vai descobrir se tem algum erro, se ele precisa abarcar uma nova função que não havia sido pensada anteriormente e se ele está cumprindo sua devida função.

 

Por fim, você pode se inspirar em alguns chatbots de sucesso, que funcionam tão bem quanto o planejado, como é o caso do chatbot do Uber, da OLX, da Gympass e da PayJoy, que tem um CSAT médio mantido em 92%.
Os chatbots são ferramentas incríveis, mas, como tudo, se não for bem configurada e bem planejada, pode tornar sua operação uma grande bagunça, por isso, não se esqueça de se inscrever gratuitamente em nosso evento para aprender a configurar um chatbot realmente eficiente.

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