O mundo corporativo é muito focado em habilidades técnicas (hard skills), que são as habilidades que você precisa ter para realizar determinada função. Porém, são as habilidades interpessoais (soft skills) que podem mudar o jogo.
Essas habilidades interpessoais te ajudam a melhorar sua comunicação com outras pessoas, e entender melhor as necessidades do outro sem que algo precise ser dito. Um braço muito importante das soft skills é a inteligência emocional.
A inteligência emocional é a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles. Continue lendo e veja como desenvolver sua inteligência emocional.
1. Fortaleça sua autoconfiança
Além de precisar saber entender os seus sentimentos e saber como lidar com eles, você precisa ser mais confiante.
Uma pessoa autoconfiante não se abala com opiniões externas pois sabe reconhecer suas habilidades e não depende dos outros para receber validação.
Mas não confunda autoconfiança com arrogância. A pessoa autoconfiante sabe seus pontos fortes, mas também reconhece suas limitações e busca sempre se aperfeiçoar.
2. Desenvolva a empatia
Sabendo como gerir seus sentimentos e reconhecer suas habilidades é o primeiro passo para entender o próximo.
Empatia é a habilidade de se colocar no lugar do outro e entender como ele está se sentindo.
É uma habilidade útil não só para desenvolver relações mais profundas e verdadeiras com as pessoas ao redor, mas também para entender como as outras pessoas enxergam o mundo.
3. Estabeleça uma boa comunicação
Não adianta desenvolver as habilidades anteriores se você não souber colocá-las em prática no dia a dia.
A comunicação abrange a comunicação verbal, não verbal, escrita e visual, por isso você deve se atentar ao modo como se comunica.
Evite ser agressivo ou, mesmo, passivo demais. Saiba o tempo certo de falar, o que falar em determinados ambientes. A lista é longa, e isso porque não mencionamos a comunicação não verbal, escrita ou visual.
4. Maneje seu estresse
Nos dias de hoje é quase impossível se ver longe do estresse. O segredo é saber o que te deixa estressado e como usar esse estresse à seu favor.
Pense nas situações em que você se estressou e veja o que causou isso. Esse pode ser o tópico mais difícil, mas quando colocado em prática, você poderá usar seu estresse como combustível para alcançar seus objetivos.
5. Aprenda a receber críticas
Muitas vezes temos problemas em receber críticas porque achamos que o mundo está contra nós. Mas isso não é verdade.
As críticas, mesmo aquelas que soam maldosas, podem ser usadas como escada para alcançarmos nossa melhor versão.
Lembre-se: a crítica não importa tanto quanto a forma com que você reage a ela.
6. Trabalhe sua resiliência
Essa pode ser a habilidade mais importante de ser desenvolvida, já que é ela que te manterá no caminho para melhorar todas as outras.
Ser resiliente é se moldar às situações, aprender com elas e se manter em constante evolução independentemente da natureza da situação, seja ela favorável ou desfavorável.
Por fim, a inteligência emocional pode ser a habilidade que destaque dos demais e mostre que você não é igual a seus concorrentes. No fim, não importa o quão bom você seja, se não desenvolver as soft skills certas, você será apenas mais um.