O WhatsApp é um dos melhores canais para se comunicar com o cliente e isso todo mundo já sabe. Porém pouco se fala sobre como melhorar o atendimento ao cliente usando todas as ferramentas que o próprio app oferece.
Neste texto, destacamos algumas dicas para que você possa melhorar o atendimento de sua empresa.
1- Planeje a trajetória do atendimento ao cliente
Para explorar todo o potencial do atendimento pelo WhatsApp, você precisa, primeiramente, definir para qual propósito você usará esse canal, se será para atendimento, venda, pós-venda, dúvidas, entre outros.
Decidido isso, você precisa pensar qual experiência você gostaria que seu cliente tivesse e depois precisa elaborar um passo a passo para que ela seja seguida no decorrer do atendimento.
2- Tenha um atendimento ágil
Um dos pontos mais importantes do atendimento nos dias atuais, é a necessidade dele ser rápido e ágil. Principalmente depois da pandemia, a demanda do cliente pela agilidade no atendimento aumentou e dificilmente uma empresa que demore a responder cairá nas graças de novos clientes.
3- Peça feedbacks
Saber a opinião do cliente sobre seus serviços e atendimento é um ótimo meio de medir os pontos fortes e fracos de sua empresa. Experimente pedir um feedback da experiência de seus clientes com sua empresa e veja exatamente onde você pode melhorar e descubra até mesmo qual o seu maior diferencial.
4- Utilize o WhatsApp Business
Ao perceber as possibilidades que o whatsapp comum oferecia em questão de agilidade e praticidade aos negócios, o WhatsApp Business foi criado.
Além de ter todas as funções que o whatsapp comum tem, o WhatsApp Business possui ferramentas exclusivas especialmente criadas para facilitar a adoção desse meio de comunicação pelas empresas. Com ele, sua empresa pode definir o horário de funcionamento, sua localização, seu catálogo de produtos, além de outras ferramentas que facilitam a comunicação com seus clientes.
+ Bônus: criação de chatbots
Uma dessas ferramentas disponíveis para WhatsApp Business é a criação de chatbots, que nada mais são que robôs que possuem mensagens programáveis que são muito úteis quando se tem um grande número de clientes entrando em contato simultaneamente ou se o contato tiver sido feito fora de horário de funcionamento.
Existe ainda a possibilidade de integrar o WhatsApp Business com softwares de suporte, o que aumenta ainda mais a facilidade da gestão de conversas dos clientes com a empresa e possibilita escalar seu negócio, uma vez que seus meios de comunicação com os clientes estarão centralizados numa só plataforma, você poderá focar seu tempo no crescimento de sua empresa.