A Black Friday vem, nos últimos anos, se tornando uma das datas mais importantes para o comércio não só do Brasil, como em todo o mundo.
Cada ano que passa, maiores são as promoções e mais pessoas aproveitam para comprar. Saiba como extrair o potencial máximo desse período para vender mais e fazer sua empresa crescer.
Muita gente acha que para participar da Black Friday basta abaixar os preços e, magicamente, o dinheiro vai cair do céu, e quando isso não acontece, elas ficam frustradas se queixando da tal “Black Fraude”. Fique tranquilo, nós ajudaremos você a planejar a melhor Black Friday que você já teve.
Um dos segredos para experimentar tudo o que esse dia tem a oferecer é uma boa preparação. Embora a Black Friday aconteça apenas na última sexta-feira de Novembro, os preparativos devem ser feitos meses antes – como mencionamos em textos anteriores.
O planejamento com antecedência previne que você perca dinheiro ao abaixar os preços de última hora sem um cálculo prévio, previne que sua operação tenha problemas durante o andamento da promoção e impede que você fique perdido em meio ao grande movimento e caos das compras.
A primeira preparação deve acontecer com muito tempo de antecedência e onde o cliente não consegue ver: dentro de sua operação.
Antes de qualquer coisa, você precisa resolver os gargalos de sua operação e conferir se tudo funciona do modo que deveria. Teste se seu site está funcionando, se seus anúncios estão convertendo, se sua comunicação com o cliente é eficaz, se seu pessoal está com o treinamento em dia e conserte o que não funciona.
Segundo: Treine sua equipe. A Black Friday requer um treinamento diferenciado, uma vez que o tráfego estará acima do normal e as interações estarão cada vez mais frequentes. Esse período é bem estressante principalmente para quem está em contato direto com os clientes.
Por último, mas não menos importante: Trabalhe com a tecnologia a seu favor. Num mundo tecnológico como o nosso, não usá-la a nosso favor é estar em desvantagem.
Recursos omnichannel que possibilitam uma centralização dos seus canais de comunicação, como o disponibilizado pela Zendesk, tornam seu atendimento muito mais rápido e eficaz, deixando seus agentes de suporte muito mais produtivos.
Outra tecnologia que pode desafogar sua operação é o chatbot, que facilita o trabalho de seu atendimento ao cliente e permite que sua equipe faça apenas o trabalho mais complexo e que não pode ser automatizado.
Uma vez que sua operação estiver rodando sem problemas, os próximos passos serão executados mais próximo da data da Black Friday:
1- Marketing
Não adianta ter sua operação em ótimo funcionamento se seus produtos não forem bem divulgados. Esse, depois de otimizar sua operação, é o ponto mais importante para garantir um melhor aproveitamento dessa época de promoções.
Mas isso ainda não é tudo!
Todo marketing deve ser feito baseado na verdade, isso nos leva ao próximo ponto:
2- Dê descontos verdadeiros
No começo da Black Friday, era mais comum os preços subirem dias antes e “caírem” na data da promoção. Além de uma prática desonesta, trouxe uma má fama ao evento que o deixou conhecido como “Black Fraude” por muito tempo.
Nos últimos anos essa má fama foi indo embora por conta de mais participantes honestos e uma percepção mais séria da data.
Para evitar de passar por um problema assim, é inevitável que o cálculo dos descontos seja feito com antecedência.
3 – Atente-se ao frete e prazo de entrega
No mercado em geral tornou-se muito comum a prática de oferecer frete grátis ao consumidor depois de determinado valor gasto em compras. O frete grátis aumenta a percepção do valor do produto e o valor mínimo para consegui-lo fará com que seu cliente gaste mais ao comprar, aumentando seu ticket médio.
O prazo de entrega também é muito importante, visto que ultimamente as pessoas andam muito ansiosas e uma empresa que consegue entregar seus produtos rapidamente já está a muitos passos a frente de seus concorrentes – veja a Amazon, por exemplo.