O que é a Inteligência Artificial?
A inteligência artificial se trata de sistemas e/ou máquinas que, de certa forma, imitam a inteligência humana na realização de tarefas e situações.
Pode-se dizer também que o intuito é que as máquinas possam realizar atividades humanas de forma autônoma e inteligente, pensando de forma lógica e não necessitando de interferência e auxílio humano, com o objetivo de criar soluções para as mais diversas situações.
Além disso, devido a essa inteligência artificial, à medida que a máquina vai realizando as atividades, é possível que ela possa também aprimorar seus conhecimentos, pois vai aprendendo e coletando informações. Chama-se isso de Machine Learning ou “Aprendizado de Máquina”.
Esse tipo de inteligência permite a análise de grandes bancos de dados de forma mais rápida do que se fosse preciso a conferência humana, possibilitando ainda, a automatização de recomendações.
Essa simplificação de um (ou mais) processo auxilia na tomada de decisão de forma mais célere.
Hoje em dia, é possível encontrar exemplos de IA nos mais diversos setores, como na indústria, com máquinas que fabricam produtos sem necessitar de uma operação humana, carros autônomos que vêm sendo desenvolvidos, no próprio comércio com os algoritmos que, com base nas compras de um usuário, são capazes de identificar um padrão de comportamento de compra para sugerir outros produtos similares e os chatbots, sistemas que falaremos a respeito em sequência.
O que são Chatbots?
Chatbots são programas que simulam a conversa entre uma ou mais pessoas, facilitando o atendimento ao usuário, já que é como se uma pessoa estivesse conversando com outra.
O intuito dessa tecnologia é fornecer um suporte rápido, imediato, e sem limitação de dia e horário, por exemplo, ademais, não necessitam de um espaço físico para que possam ser utilizados.
Algumas empresas buscam por chatbots que possuem uma estrutura de navegação mais simples, com um passo a passo pré-programado e respostas pré prontas, para direcionar o Consumidor e/ou Visitante para algum grupo de atendimento ou departamento específico, como uma forma de facilitar o processo para essa pessoa que o utiliza.
Contudo, muitas optam pela inteligência artificial ou NLP(1) para atuar nos chatbots de forma que possam atender mais rapidamente os consumidores e buscar a resolução dos problemas de forma mais célere, com respostas mais eficientes.
Neste caso, quanto mais interação a tecnologia possui, maior será o seu aprendizado, permitindo uma gama maior de respostas na busca do usuário por soluções, fazendo com que a experiência possa ser mais atrativa.
Importante conceituar que o processamento de linguagem natural (NLP) é um ramo da inteligência artificial (IA) que permite aos computadores compreender, gerar e manipular a linguagem humana.
O processamento de linguagem natural tem a capacidade de interrogar os dados com texto ou voz de linguagem natural. Isso também é chamado de “entrada de linguagem”.
Regulação da Inteligência Artificial no Brasil
Atualmente, não há legislação que trate sobre a regulação da Inteligência Artificial no Brasil.
Tramita hoje no Senado Federal, o projeto de Lei n.º 5051/2019, que busca estabelecer princípios para seu uso, de modo a assegurar o desenvolvimento dessa tecnologia sem prejudicar o trabalho humano e pensando também no desenvolvimento econômico, respeitando a liberdade e a dignidade humana.
Em seu texto, é tratado acerca da necessidade de um supervisor humano para o sistema, o qual será responsável por eventuais danos.
Também em tramitação, tem-se o projeto de Lei n.º 21/2020, que possui como intuito estabelecer “fundamentos, princípios e diretrizes para o desenvolvimento e a aplicação da inteligência artificial no Brasil”.
Seu objetivo é promover o desenvolvimento científico e tecnológico, ao mesmo tempo em que preserva uma economia sustentável e o bem-estar da sociedade. Este projeto traz sobre situações em que a inteligência artificial envolve a administração pública e relações de consumo, por exemplo.