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O futuro da CX do atacado, varejo e distribuição.

experiência do cliente no atacado varejo distribuição
Nos textos anteriores, nós abordamos as 5 principais tendências de experiência do cliente para 2023, hoje vamos analisar a evolução de CX prevista para a área de atacado, varejo e distribuição.
A experiência do cliente está ganhando cada vez mais importância no mercado como um todo. No segmento de atacado, varejo e distribuição, é esperado um grande crescimento em CX, já que os tickets têm previsão de aumento em 75%.
Por causa desse crescimento, mais de 90% dos líderes de negócios dessa área, indicam que aumentarão os orçamentos de CX para esse ano. Isso se deve ao fato de que o ROI dos investimentos em CX, para 77% das empresas, é, no mínimo, positivo.
Um dos pontos que muitos desses líderes (87%) pretendem focar é a retenção de clientes devido, principalmente, às condições econômicas esperadas.
Essa movimentação, além de ser profilática, é bem embasada, já que 52% das empresas que investem em CX apresentam um desempenho acima das metas de CSAT.
Outro recurso que está em constante crescimento é o uso de Inteligência Artificial (IA).
A grande vantagem da IA é a facilidade de implementação de suas funcionalidades, como funcionamento 24 horas, atendimento simultâneo, respostas programáveis, entre muitos outros.
Hoje, as empresas de atacado, varejo e distribuição utilizam inteligência artificial para cinco atividades principais:
  1. Responder perguntas gerais;
  2. Fazer recomendações aos clientes;
  3. Melhorar a produtividade do agente;
  4. Fornecer atendimento 24 horas;
  5. Melhorar os fluxos de trabalho dos agentes.
Embora a IA esteja cada vez mais popular e tenha cada vez mais funcionalidades, 62% dos líderes empresariais sentem que sua organização está ficando para trás em seu uso.
Vendo nisso uma oportunidade de sair na frente dos concorrentes, 75% dos líderes têm planos de aumentar os investimentos em IA nesse ano.
Com uma inteligência artificial funcional e bem implementada, você pode fazer com que o atendimento de sua empresa seja ainda mais personalizado, tornando a experiência de seu cliente muito mais imersiva.
Uma experiência imersiva não é criada apenas com ferramentas de otimização, uma jornada do cliente bem estruturada é essencial para que o todo funcione em harmonia.
Por causa disso, 71% dos líderes estão repensando toda a jornada do cliente para criar uma experiência mais fluida.

Apenas com esses pontos já é possível entender que ainda há muito para evoluir. Se quiser se aprofundar nessas tendências, clique aqui e veja como adaptar sua empresa para o futuro.

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