Nos textos anteriores, nós abordamos as 5 principais tendências de experiência do cliente para 2023, hoje vamos analisar a evolução de CX prevista para a área de atacado, varejo e distribuição.
A experiência do cliente está ganhando cada vez mais importância no mercado como um todo. No segmento de atacado, varejo e distribuição, é esperado um grande crescimento em CX, já que os tickets têm previsão de aumento em 75%.
Por causa desse crescimento, mais de 90% dos líderes de negócios dessa área, indicam que aumentarão os orçamentos de CX para esse ano. Isso se deve ao fato de que o ROI dos investimentos em CX, para 77% das empresas, é, no mínimo, positivo.
Um dos pontos que muitos desses líderes (87%) pretendem focar é a retenção de clientes devido, principalmente, às condições econômicas esperadas.
Essa movimentação, além de ser profilática, é bem embasada, já que 52% das empresas que investem em CX apresentam um desempenho acima das metas de CSAT.
Outro recurso que está em constante crescimento é o uso de Inteligência Artificial (IA).
A grande vantagem da IA é a facilidade de implementação de suas funcionalidades, como funcionamento 24 horas, atendimento simultâneo, respostas programáveis, entre muitos outros.
Hoje, as empresas de atacado, varejo e distribuição utilizam inteligência artificial para cinco atividades principais:
-
Responder perguntas gerais;
-
Fazer recomendações aos clientes;
-
Melhorar a produtividade do agente;
-
Fornecer atendimento 24 horas;
-
Melhorar os fluxos de trabalho dos agentes.