Muito se fala sobre atendimento ao cliente e que isso é muito importante para o seu negócio.
Mas afinal o que é atendimento ao cliente e qual sua real importância?
A pandemia chegou com tudo no começo de 2020 e quem não estava na internet viu que aqui era o único lugar onde conseguiriam manter seu negócio funcionando.
Mas aí surgiu um problema: como fazer meu negócio crescer e prosperar no meio de muitos, sendo que alguns já estavam bem estabelecidos?
Numa busca desenfreada por um diferencial que garantisse que seu cliente se lembraria da sua marca, muitas empresas faliram, mas muitas outras conseguiram garantir o seu lugar nesse novo mercado seguindo um caminho que muitos negligenciam. Elas se tornaram excelentes no atendimento ao cliente.
Muita gente se pergunta como grandes empresas como o Nubank, Magazine Luiza e Uber se tornaram bem sucedidas sendo que a solução que vendem não é tão diferente da de seus concorrentes.
Mesmo com muitos bancos no mercado, o Nubank é um dos que mais cresce no Brasil; embora haja centenas, senão milhares de varejistas, a Magazine Luiza é quem domina esse mercado; táxis te levam ao mesmo lugar que um Uber, mas quando você precisa de um carro particular, sua mente já pensa em chamar um Uber. O que todas elas têm em comum?
A resposta é simples: elas possuem a melhor experiência do cliente de suas áreas. Com a ajuda da Zendesk todas essas empresas elevaram o padrão de seu atendimento ao cliente e com isso se tornaram as melhores de suas respectivas áreas de atuação. Veja como:
O Nubank por meio de seu suporte resolve em minutos problemas que levariam o dia inteiro para resolver na agência física de seu banco. A Magazine Luiza tem uma das melhores logísticas do mercado fazendo com que o cliente receba sua encomenda quase tão rápido quanto seria comprar numa loja física e se tiver qualquer problema, o atendimento ao cliente resolverá na hora. O Uber possui design desenvolvido para que o cliente tenha a melhor experiência de viagem possível e com toda a segurança.
O que essas empresas nos ensinam é que o atendimento ao cliente não é apenas sorrir e ser educado no atendimento. A experiência do cliente vai desde o atendimento, até a utilização do serviço ou produto.
Segundo o relatório de tendências da experiência do cliente para 2022 da Zendesk, 81% dos brasileiros mudariam de marca após diversas experiências ruins. Mas 71% seriam ainda mais rigorosos, pois fariam o mesmo após apenas uma experiência ruim – percentual que está acima da média na América Latina (70%) e no mundo (50%).
A experiência do cliente pode ser o principal fator pelo qual seu cliente escolherá sua empresa ou a de seu concorrente. Além de ser a principal razão pela qual um cliente permanece fiel à uma empresa ou marca.
A Zendesk possui uma solução que ajuda empresas a melhorarem seus serviços de atendimento ao cliente por meio de ferramentas tecnológicas promovendo a omnicanalidade, que seria a centralização de canais de contato em uma única solução, e que ajudam as empresas melhorarem a experiência do cliente de forma mais completa.
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