O WhatsApp é o canal de mensagens mais popular do Brasil e, por causa dessa popularidade, foi criada uma versão do aplicativo para solucionar a crescente demanda das empresas por uma ferramenta com maiores possibilidades.
Chances são que você tem o WhatsApp instalado em seu smartphone e que o usa constantemente para se comunicar como a maior parte dos brasileiros.
O WhatsApp comum tem diversas vantagens que tornaram o app tão popular, mas visto da ótica empresarial, ainda faltavam alguns recursos importantes.
O WhatsApp, atualmente, possui três níveis diferentes:
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WhatsApp para consumidores (comum);
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WhatsApp Business;
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API do WhatsApp Business.
1. WhatsApp para consumidores
Essa é a versão do aplicativo conhecida e usada pela maior parte das pessoas. É através dessa versão que você fala com sua família e interage com seus amigos.
Uma dinâmica de conversa assíncrona, onde não é preciso responder em tempo real, além de outras funções como a criação e administração de grupos foi o que tornou o WhatsApp tão popular.
Vendo a ascensão da ferramenta, as empresas começaram a utilizá-la em seu negócio, mas essa versão carecia de recursos avançados voltados às empresas. Foi aí que o WhatsApp Business foi criado.
2. WhatsApp Business
O WhatsApp Business foi desenvolvido para abarcar toda essa demanda das empresas por uma versão do WhatsApp que tivesse recursos mais avançados que possibilitassem uma melhor gestão desse canal de comunicação para as empresas.
Essa versão mantém as funcionalidades que deram a fama para o aplicativo e ostentam recursos que ajudam nos negócios, como por exemplo uma conta comercial verificada para transmitir mais confiança ao consumidor, além da função Catálogo que possibilita a criação de uma vitrine virtual onde a empresa pode mostrar seus produtos.
Até então, essa versão pode ser utilizada por um único usuário em um único dispositivo, o que torna o aplicativo ideal para pequenas empresas que possuem poucos funcionários ou por aquelas cujo próprio dono exerce essa função.
3. API do WhatsApp Business
O WhatsApp Business tem uma interface de programação de aplicativo (API) para equipes de grandes empresas que gerenciam um volume mais alto de solicitações de clientes.
Esse recurso foi desenvolvido para empresas que estão em momento de expansão e cuja caixa de entrada do WhatsApp Business já ficou pequena.
Através da API, você poderá integrar o WhatsApp de sua empresa com um software de CRM e suporte ao cliente, como a Zendesk, para rastrear, priorizar e responder às solicitações dos clientes em grande escala, economizando mão de obra e aumentando a eficiência de seu suporte.
Vantagens de utilizar o WhatsApp Business em sua comunicação.
Existem diversos benefícios em utilizar o WhatsApp Business em seu negócio. os Principais são:
1. Esteja onde seu cliente está
A maioria dos brasileiros está familiarizada com WhatsApp e prefere se comunicar por esse canal.
Por isso, a melhor maneira de se comunicar com seu cliente é no canal preferido dele, o que melhora até mesmo a experiência dele.
2. Construa um forte relacionamento
Pessoas compram de quem elas conhecem e gostam. Parte do trabalho de construir uma boa experiência do cliente envolve saber qual seu meio de comunicação preferido.
O WhatsApp é o grande preferido dos jovens, visto que 55% dos usuários da plataforma têm entre 18 e 35 anos de idade.
A partir do momento que você entende as preferências de seus clientes, você começará a construir um relacionamento com ele e com o fortalecimento desse relacionamento, ele chegará no ápice da jornada do cliente: a fidelização.
3. Tenha acesso a uma gama de recursos
Respostas rápidas: com as respostas rápidas, as equipes de suporte conseguem criar atalhos de teclado para perguntas simples e repetitivas.
Isso possibilita uma economia de tempo tanto para a empresa quanto para o cliente, além de uma economia de mão de obra.
Mensagens automáticas: as empresas podem enviar, de forma automática, mensagens de boas-vindas a novos clientes ou confirmar o recebimento de alguma mensagem.
Podem ser programadas, também, mensagens para quando os agentes estiverem fora do expediente.