Embora nem todos saibam, a inteligência artificial pode realizar diversas outras funções além do atendimento.
Além de propriamente poder substituir o trabalho humano em algumas questões, ela pode ser usada para aumentar a produtividade de um agente. Confira a seguir.
Você provavelmente já sabe que a inteligência artificial pode auxiliar o setor de atendimento ao cliente, principalmente na triagem de clientes, feita por chatbots, que direcionam o cliente para o setor adequado, e até mesmo possibilitando o autoatendimento.
Mas as vantagens da inteligência artificial não acabam aí.
O pensamento popular é de que a IA vai substituir o trabalho humano, o que gera medo e ansiedade em algumas pessoas. O ponto que poucos mencionam é que usar a inteligência artificial como aliada de um agente é o caminho certo a se seguir.
Um agente humano tem suas limitações, como quantos atendimentos pode fazer, em qual velocidade pode resolver os problemas dos clientes, além de muitas outras. É aí que a IA entra.
O principal objetivo, ainda mais para equipes mais enxutas, é garantir a unidade do trabalho do ser humano com a inteligência artificial, a fim de que um complemente o outro.
Há algumas funções, como atendimento simultâneo, encaminhamento de conteúdos que podem solucionar os problemas do cliente, que podem facilmente serem designados à IA, que, além de serem feitos de forma mais rápida e eficiente, permite que o agente humano possa se concentrar em tarefas mais complexas, que a inteligência artificial não conseguiria fazer.
O segredo para começar a utilizar todo o potencial da IA é utilizá-la como um instrumento para ampliar as capacidades de seus agentes, não para substituí-los.