O novo mundo digitalizado tem novas expectativas acerca de experiências no atendimento.
Devido à familiaridade com as novas tecnologias, os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação à maneira como são atendidos, e criar experiências conversacionais é a solução para essas novas demandas do atendimento.
Experiências conversacionais são uma maneira natural de interagir; uma troca contínua de informações e um modo de construir relacionamentos de longo prazo.
Essa tendência tem como objetivo principal tornar a interação com seu cliente mais fluida e contínua a fim de oferecer um melhor atendimento. Vejamos como funciona na prática:
Ao entrar em contato com o atendimento ao cliente, o agente terá acesso ao contexto de sua conversa com a empresa, o que possibilitará um atendimento mais rápido e fluido, além de uma compreensão melhor dos problemas e uma maior facilidade em resolvê-los.
Os maiores desejos do consumidor quando tratamos de experiências de atendimento ao cliente são:
1. Atendimento imediato;
2. Conversas naturais;
3. Agentes com o contexto completo de suas conversas;
Todos esses pontos são abarcados nas experiências conversacionais, por isso, os líderes de negócios já enxergam essa tendência como o novo padrão de atendimento ao cliente para o futuro próximo e os com visão de longo prazo perceberam que essa é uma maneira fácil e barata de construir um forte relacionamento com os clientes.
E não só as empresas serão beneficiadas com a implementação desse conceito. Uma vez que os maiores problemas que os consumidores relatam são o atendimento lento e descontextualizado, com as experiências conversacionais, eles serão recompensados com atendimento imediato e resolução rápida dos problemas de forma fluida e contínua.
O grande diferencial das experiências conversacionais é a humanização do atendimento. A velocidade também é importante, mas sem uma experiência natural e humanizada, a agilidade não tem valor.
Esse conceito pode ser aplicado ainda hoje, tanto nos processos cotidianos do atendimento quanto no treinamento de novos agentes. Com o avanço da inteligência artificial, será cada vez mais fácil implementar experiências conversacionais de forma automática através de bots de atendimento.
O mais importante, quando se trata de novas tendências, é analisar e descobrir o melhor jeito de implementá-las em seu negócio a fim de se tornar parte da vanguarda do mercado.
Toda semana nos aprofundaremos nas principais tendências para 2023. Caso queira ver por si mesmo qual o futuro do CX, clique aqui e baixe o relatório.