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Torne sua comunicação mais persuasiva e acumule clientes

comunicação persuasiva
Oferecer um ótimo atendimento e proporcionar uma boa experiência do cliente é o que, de fato, torna o cliente fiel a sua empresa.
Mas para aumentar seu número de vendas e conseguir mais clientes, você precisa ser persuasivo em sua comunicação.
A persuasão é o ato de convencer alguém de alguma coisa, que nesse caso seria comprar.
Quando você desenvolve uma comunicação persuasiva, ela passa a impactar e emocionar (no sentido de gerar emoção) seus clientes, facilitando o processo de compra.
Existem diversas técnicas de persuasão difundidas mundo afora, uma delas, e que vamos abordar neste artigo, é conhecida como gatilho mental.
Os gatilhos mentais são técnicas desenvolvidas baseadas na psicologia humana. Quando aplicados à comunicação, esses gatilhos provocam ações que podem ser previstas a partir do estudo do comportamento humano.
Ou seja, cada gatilho mental foi desenvolvido para gerar uma resposta específica do consumidor.
Hoje apresentaremos 6 dos mais importantes gatilhos mentais.

 

1. Autoridade
Os seres humanos reconhecem autoridade desde a mais tenra infância quando aprendem a obedecer aos pais.
Quando adulto, a necessidade de autoridade ainda se faz presente, como quando ficamos doentes e nos submetemos à autoridade do médico para que ele possa nos ajudar. No mercado não é diferente.
Quando vamos comprar algo, queremos nos certificar que estamos comprando o produto certo. A grande dúvida que assola o cliente antes de passar o cartão é: o produto pode realmente resolver meu problema?
A tarefa da empresa é responder essa pergunta da melhor maneira possível e deixar claro sua autoridade sobre o assunto e o poder de seu produto em resolver o problema do cliente.
Dados como “Mais de 15 anos de experiência” ou “Produto comprovado” agregam autoridade ao produto e a empresa, deixando o cliente mais seguro de realizar a compra.

 

2. Prova social
O Homem é um ser social, por isso, ele busca sempre (sempre!) a opinião de outras pessoas sobre um produto, serviço, ideias, etc.
A prova social nada mais é que mostrar para o cliente, que as pessoas estão felizes em sua empresa e estão satisfeitos com seus produtos.
Podemos ver isso na prática quando vamos escolher em qual restaurante iremos comer: o que está vazio ou o que a fila dobra a esquina? Neste caso, preferimos encarar uma fila extensa, pois pensamos que esse é o melhor deles pela quantidade de clientes.
Outro exemplo é a avaliação do Ifood. Em qual restaurante você pediria, num 4,5 estrelas ou em um 1,9?
Avaliações no site, Google e redes sociais são ótimos parâmetros de prova social que podem ser usados em sua comunicação como argumento a favor do seu negócio.
Pedir Avaliação de seu produto ou serviço para seu cliente é uma ótima forma de receber um feedback e de fazer o cliente sentir que a opinião dele é relevante para você.

 

3. Urgência e Escassez
Embora sejam gatilhos mentais diferentes, eles são quase sempre vistos juntos.
A urgência é usada para apressar a decisão do cliente, quase sempre acompanhada da escassez, por exemplo: “Assine nosso plano até 23:59 para garantir 40% de desconto.”
A escassez é usada para definir um limite de tempo, quantidade de produto, de vaga, etc. Um bom exemplo de escassez é: “Restam apenas 5 unidades disponíveis.”
Tanto a urgência quanto a escassez podem ser usadas em grandes lançamentos com um período de compra definido ou em tempos de grandes promoções.

 

4. Curiosidade
A curiosidade foi o que motivou toda a evolução humana nos últimos milênios. O ser humano anseia por conhecer as coisas, principalmente quando ele é privado dessa possibilidade.
Poderíamos dedicar um artigo inteiro só sobre esse tema vasto e interessante que é, mas por enquanto ficaremos com alguns exemplos.
“Não compre nada hoje. Faça isso amanhã.” Toda empresa tem a venda como objetivo. Se ela te diz para não comprar dela hoje, qual será o motivo?
Essa técnica, em geral, é usada antes de grandes promoções e, nesses casos, vem acompanhada do gatilho mental da antecipação, que é quando você cria, pouco a pouco, essa sensação de que algo está por vir.
Na maioria dos casos, a curiosidade é usada para criar fortes títulos de e-mails, anúncios e textos para criar a vontade do leitor de saber mais sobre.

 

5. Garantia
Esse gatilho funciona de modo parecido com a prova social. Enquanto no outro o cliente tem mais dúvidas sobre a reputação de sua empresa, neste, a dúvida é voltada ao produto.
Se uma pessoa está comprando em sua loja pela primeira vez, uma garantia pode fazer com que seu receio desapareça e ela enxergue a compra como segura.

 

6. Exclusividade
Esse gatilho funciona quando você oferece uma condição especial para um determinado grupo de clientes e deixa claro que essa é uma condição exclusiva para esse grupo.
Por exemplo, sua empresa oferece 10% de desconto na primeira compra caso o cliente cadastre o e-mail no site, ou, ao contratar um serviço, o cliente recebe um e-book gratuito.
A exclusividade visa recompensar o cliente para fidelizá-lo. Isso acontece também porque quando o gatilho da exclusividade é usado, ele gera um efeito de reciprocidade no cliente, que o faz retribuir o “favor” que você fez para ele.

 

Esses são os principais gatilhos mentais que podem aumentar muito sua base de clientes se devidamente implementados em sua comunicação.
Os gatilhos mentais são muito úteis e poderosos, por isso, devem ser usados com moderação (para não cansar os clientes) e sempre baseados na verdade. Nenhum gatilho mental sustenta um produto mentiroso.

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