Um problema que acompanha o crescimento de uma empresa é o aumento do número de tickets. Uma ótima solução é a implementação de chatbots para reduzir esse número e atender ainda mais clientes.
Mas não é tão simples assim. Um bot mal configurado pode atrapalhar muito mais do que ajudar. Então, como um bom bot deveria ser?
Um bom bot atua com interações simples, mas que possibilitam a escalada para o atendimento humano. O principal papel de um bot é fazer com que o agente foque em situações mais complexas e mais importantes.
Outro ponto fundamental para um bom bot é a capacidade de se conectar com outros sistemas de negócio, para que toda sua operação funcione como uma unidade, evitando assim, os silos de dados.
Os bots, com o avanço da inteligência artificial, estão cada vez mais precisos e têm cada vez mais capacidade de processar informações e encontrar respostas para os problemas dos clientes.
Um bom exemplo disso é o uso de conteúdos que podem ajudar na resolução de problemas sem que o cliente tenha que recorrer ao suporte, diminuindo o número de tickets e dando mais liberdade para o cliente realizar o autoatendimento.
A IA possui ainda, a capacidade de identificar as lacunas de informação nesses conteúdos, mostrando quando eles devem ser atualizados. Além disso, designar um agente responsável por supervisionar a IA pode diminuir a taxa de erros e faz com que o trabalho se torne ainda mais produtivo.
Outro ponto muito importante é o fato da IA poder atuar com mensagens proativas, oferecendo a oportunidade do cliente realizar o autoatendimento, tornando sua experiência ainda mais personalizada.
As possibilidades que a inteligência artificial oferece só tendem a crescer daqui para frente, e quem se posicionar na vanguarda colherá todos esses benefícios primeiro.