Num mundo cada vez mais dinâmico, os consumidores passaram a ser cada vez mais exigentes sobre a velocidade com que seus problemas são resolvidos.
Essa tendência fez com que nos deparássemos com uma expectativa ainda mais desafiadora: as empresas precisam prever e resolver os problemas antes que os clientes sofram com eles.
Com o avanço da IA, os clientes esperam mais do que apenas respostas rápidas, eles esperam atendimentos ágeis e personalizados que transmitam a sensação de serem vistos e reconhecidos.
E a parte mais desafiadora dessa tendência é conciliar a velocidade pedida com a personalização esperada pelos clientes.
Segundo o relatório CX Trends 2024 da Zendesk, cerca de 62% dos líderes de CX sentem que estão atrasados em fornecer as experiências mais instantâneas que os consumidores esperam, o que mostra a dificuldade de implementar essa tendência.
Embora pareça desafiador, a personalização instantânea pode ser facilitada com o uso de inteligência artificial, o que é amparado pelos consumidores, visto que 51% deles dizem que preferem interagir com bots quando desejam um serviço imediato.
Essa preferência mostra que as empresas devem concentrar seus esforços em aprimorar seus bots por meio da IA, focando, principalmente, na análise de sentimentos e intenções, o que já é feito por cerca de 70% das organizações.