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A Tendência de transparência da IA

A Tendência de transparência da IA
É inegável que a inteligência artificial trouxe diversos benefícios tanto para as empresas quanto para os consumidores, mas o avanço da IA provoca receio nos clientes quanto à segurança de seus dados.
A partir disso, as empresas constataram que a transparência em relação ao uso dos dados pela IA é vital para manter a confiança do cliente. Vamos entender mais sobre isso neste artigo.

 

A importância da transparência da IA
No novo relatório CX Trends 2024, a Zendesk nos mostra que cerca de 75% das empresas acreditam que a falta de transparência pode gerar um aumento de rotatividade de clientes no futuro, o que não é nada bom a longo prazo.
Levando em conta que pouco menos da metade dos clientes relatam ter dificuldade em diferenciar entre IA e seres humanos, há uma grande necessidade das empresas tratarem a transparência da IA com urgência.

 

Essa preocupação com a segurança dos dados do cliente se deve ao fato de que eles contém informações confidenciais que revelam a identidade, o histórico de saúde e o status financeiro de uma pessoa.
Por conta da natureza desses dados, os consumidores enxergam a transparência do uso dessas informações pela IA como essencial para a manutenção da sua confiança, uma vez que ninguém quer que seus dados sejam usados por qualquer um e de qualquer maneira.
Além disso, o CX Trends diz que 58% dos consumidores afirmam que saber como seus dados são coletados, armazenados e usados desempenha um papel importante na decisão de comprar um produto ou serviço de uma empresa.

 

O CX Trends 2024 deixa uma coisa bem clara: a transparência na IA é simplesmente inegociável.

 

Como ser mais transparente
As empresas devem ser claras quanto aos dados que utilizam dos clientes e quais usos ela fará a partir deles, além da forma com que ela os utilizará. O objetivo disso é fazer com que o cliente tenha uma noção geral de como seus dados estão sendo utilizados.
Outra coisa que deve ser enfatizada pela empresa é seu compromisso em impedir preconceitos inerentes e sua abordagem para comparar o desempenho da IA com controles. Isso é importante porque a IA pode ter alguns problemas com essa questão.

 

Uma vez que o treinamento da inteligência artificial é feito com grandes conjuntos de dados e informações produzidas por seres humanos, há risco de IA apresentar falhas como preconceito ou discriminação.
Dito isso, 63% dos consumidores informaram à Zendesk que estão preocupados com possíveis preconceitos e discriminação nos algoritmos de IA e na tomada de decisão. 
Para evitar problemas desse tipo, é importante que as empresas sejam claras sobre quais dados estão incluídos e excluídos nos modelos de IA para que os clientes se sintam seguros.

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