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O desalinhamento de perspectiva sobre IA pode comprometer o CX

O desalinhamento de perspectiva sobre IA pode comprometer o CX
Seguindo com o estudo das tendências do CX Trends 2024, temos um alerta da Zendesk: Por conta da desconexão entre os líderes de CX e os agentes, há um desalinhamento de perspectiva sobre IA que pode impactar a experiência do cliente.

 

Com o surgimento e o avanço da inteligência artificial, os líderes de CX enxergaram as possibilidades de mudança que a IA trouxe e estão buscando formas de aplicar em seu negócio, mas os agentes têm apreensão sobre como se dará essa aplicação.
Enquanto os líderes acreditam ter todos os meios para aproveitar a onda da IA, os agentes não pensam assim. 
Em uma mistura de receio pela segurança de seus empregos e falta de conhecimento e/ou treinamento adequado, os agentes se sentem inseguros quanto à implementação de IA; muitos deles dizem, também, que essas ferramentas ainda não estão prontas para a aplicação prática.

 

E esse desentendimento pode causar muitos problemas para a experiência do seu cliente.

 

Cerca de 65% dos líderes de CX acreditam que as ferramentas de IA que foram implementadas (e o treinamento que acompanhou essa implementação) foram o suficiente para transformar suas operações, enquanto apenas um quarto dos agentes acha que essas ferramentas podem ajudar a fornecer um serviço melhor.
Esses dados são alarmantes, uma vez que, havendo visões tão desconexas, a implementação da IA pode se dar de maneira caótica e desorganizada, fazendo com que todo esforço depositado para melhorar a experiência do cliente seja em vão.
Os dados também mostram que as divergências se estendem até mesmo ao treinamento: enquanto 72% dos líderes de CX afirmam ter fornecido treinamento adequado, apenas 21% dos agentes estão realmente satisfeitos com essa instrução, enquanto a quantidade de agentes que dizem não terem sido treinados ultrapassa os 50%.
Embora esses dados sejam preocupantes, o CX Trends 2024 afirma que três em cada quatro líderes enxergam a IA como uma força para ampliar a inteligência humana, não substituí-la. No entanto, os líderes concordam que essa implementação não será tão rápida.

 

Para tentar acabar com esse problema e alinhar a visão dos líderes de CX e seus agentes, Naomi Rankin, gerente global de atendimento ao cliente da Lush tem um conselho:
“Seja claro em relação a como você está usando a IA. Use a IA como uma ferramenta para ajudar a tornar a função da sua equipe mais fácil e eficiente, não como uma ameaça iminente ao seu emprego. Ajude-os a entender exatamente em qual parte do fluxo de trabalho a IA está ajudando e peça a eles para contribuírem com ideias de como ela pode resolver os problemas. O que nós, como líderes, podemos pensar que é útil, pode ser incoerente para quem faz o trabalho prático.”
Fazer com que seu agente saiba como a IA será utilizada, o deixará mais seguro, além de oferecer uma perspectiva sobre o que a IA pode fazer e onde ela pode auxiliá-lo.

Se quiser implementar a IA em seu negócio sem correr o risco desses problemas, clique aqui para que possamos te ajudar.

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