Recentemente surgiu um novo padrão de comunicação por mensagens que revolucionou essa forma de comunicação: o RCS. Hoje você vai descobrir mais sobre essa ferramenta.
O que é RCS
O novo serviço de mensageria do Google, o RCS (Rich Communication Services), é um protocolo de comunicação desenvolvido para aprimorar as mensagens de texto, tanto individuais como em grupo, em dispositivos móveis.
O que mudou é o fato de que agora as mensagens não ficarão limitadas apenas por texto; com o RCS é possível enviar imagem, vídeo, áudio bem como carrossel de fotos, GIFs e até mesmo a localização.
Ao contrário do SMS (Short Message Service), que é limitado em recursos, o RCS busca proporcionar uma experiência de mensagens mais rica e semelhante a aplicativos de mensagens instantâneas, tornando as interações mais dinâmicas e funcionais.
Vantagens
Por ter sua API aberta, o RCS possibilita que empresas possam criar fluxos conversacionais conforme os objetivos de suas campanhas, além de poderem automatizar suas interações por meio de bots.
Uma outra grande vantagem é a possibilidade de criar botões para ações rápidas, fazendo com que os clientes consigam interagir apenas com cliques, sem a necessidade de digitar.
Outro ponto importante mencionar é a questão da segurança: para que as empresas utilizem o RCS, elas precisam passar por um processo junto ao Google para confirmação de suas identidades.
Com isso, em todas as comunicações o logo e o nome da empresa estarão presentes, incluindo o selo de verificação do Google, além do fato de que todas as mensagens são criptografadas de ponta a ponta, protegendo a privacidade das interações entre os clientes e as empresas.