Logo InfocusCX Consultoria Zendesk

BLOG

O que é RCS, a mais eficiente forma de comunicação entre clientes e empresas?

O que é RCS, a mais eficiente forma de comunicação entre clientes e empresas
Recentemente surgiu um novo padrão de comunicação por mensagens que revolucionou essa forma de comunicação: o RCS. Hoje você vai descobrir mais sobre essa ferramenta.

 

O que é RCS
O novo serviço de mensageria do Google, o RCS (Rich Communication Services), é um protocolo de comunicação desenvolvido para aprimorar as mensagens de texto, tanto individuais como em grupo, em dispositivos móveis. 
O que mudou é o fato de que agora as mensagens não ficarão limitadas apenas por texto; com o RCS é possível enviar imagem, vídeo, áudio bem como carrossel de fotos, GIFs e até mesmo a localização.
Ao contrário do SMS (Short Message Service), que é limitado em recursos, o RCS busca proporcionar uma experiência de mensagens mais rica e semelhante a aplicativos de mensagens instantâneas, tornando as interações mais dinâmicas e funcionais. 

 

 
Vantagens
Por ter sua API aberta, o RCS possibilita que empresas possam criar fluxos conversacionais conforme os objetivos de suas campanhas, além de poderem automatizar suas interações por meio de bots.
Uma outra grande vantagem é a possibilidade de criar botões para ações rápidas, fazendo com que os clientes consigam interagir apenas com cliques, sem a necessidade de digitar.
Outro ponto importante mencionar é a questão da segurança: para que as empresas utilizem o RCS, elas precisam passar por um processo junto ao Google para confirmação de suas identidades. 
Com isso, em todas as comunicações o logo e o nome da empresa estarão presentes, incluindo o selo de verificação do Google, além do fato de que todas as mensagens são criptografadas de ponta a ponta, protegendo a privacidade das interações entre os clientes e as empresas.

 

 
Por que utilizá-lo?
Uma pesquisa feita pela Avochato mostrou que há 74% mais chances do cliente engajar com uma marca por meio do RCS, fora que tem 35 vezes mais chances de uma mensagem ser lida por RCS do que por e-mail.
Há ainda a possibilidade de utilizar os recursos do RCS para fazer disparos únicos de forma multimídia através de banner com link ou botões.
Você pode utilizar o RCS como um canal de atendimento para jornadas completas, oferecendo um fluxo de conversação automatizado por chatbot para criar uma interação mais rápida e fluída, além de poder integrar com outras ferramentas do próprio Google.
E o melhor de tudo: a entrega de mensagens é garantida em mais de 99% dos aparelhos aptos ao modelo de mensagens!

Descubra como inserir o RCS em sua operação. Clique aqui.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes
Confira neste Blog tudo o que você precisa saber para ficar atualizado(a)!

FIQUE LIGADO!